Uber é um
aplicativo para plataforma
mobile, a empresa
foi fundada
em 2009 e foi inaugurada
no Brasil em maio de 2014. Atualmente, o
Uber está gerando
muita polêmica no Brasil e ao redor do mundo, pois vários alegam
que é um aplicativo inseguro e clandestino, enquanto outros defendem
o uso do aplicativo alegando
que ele contribui para
a livre concorrência e a liberdade de escolha do consumidor.
Vejamos “os dois lados da moeda”:
Uber vs Taxi. |
Posicionamento
a favor
Primeiramente, o Uber
é um aplicativo muito eficiente e oferece um serviço de qualidade,
é de fácil acesso, útil e com ótimo desempenho. Ao contrário do
que muita gente pensa, o Uber traz várias vantagens também ao táxi
comum como poder chamá-lo, sem dificuldade, de onde você estiver.
Muitos afirmam que o
Uber é um aplicativo sem regulamentação e que é transporte
clandestino, de fato o é, mas ao contrário do que pensam, isso não
é um ponto negativo, não há nada de errado existir algo que não
esteja sob a ferrenha regulamentação do estado, vejamos:
-
O Uber tem uma função para que usuários avaliem o motorista, ou seja, motoristas com baixa qualidade são retirados do sistema.
-
Oferece uma diversidade de categorias de táxi, de acordo com sua necessidade, desde carros populares até carros de luxo.
-
Possibilidade de chamar um táxi de qualquer lugar, que esteja no perímetro de cobertura do Uber.
-
Controle de rota pelo aplicativo (todo motorista tem que utilizar o aplicativo waze para calcular a rota) o que fará com que o motorista pegue as melhores rotas, evitando o custo elevado das corridas.
-
Maior concorrência, o que gera melhor qualidade e preços mais baixos, ou seja, vantagens ao consumidor final.
-
Menos burocracia envolvida, dando maior autonomia ao taxista de seus negócios.
Esses, dentre
outros, são alguns pontos que devem ser considerados, para mostrar
que o Uber é um
serviço
tão bom quanto
ou melhor que o de
táxi comum. Isso
nos leva a perceber que não
é o fato de um serviço não
ter
regulamentação
do estado que o classifica
como
algo ruim.
Outro fator
polêmico, além do fato de ele ser
clandestino, é
o de
vários taxistas serem contra
o Uber por crerem que
ele
está gerando concorrência desleal, pois
os motoristas do Uber não seguem as
burocracias que o táxi comum tem que seguir, estas
burocracias só impedem a livre concorrência, o que gera um certo
“monopólio estatal”.
Agora
pense no seguinte, o estado permite que
as
pessoas peguem
ônibus superlotados, mas não permite que
utilizem
um serviço de qualidade como o Uber.
Será que o estado está realmente a favor do bem comum
e
da
qualidade
dos serviços ou
só está
preocupado com
o controle do monopólio de táxis que
gera
a venda de alvarás dentre
outras corrupções existentes
nesse meio?
Arthur
Bernardi Jordão
Posicionamento
contra
Bom, em primeiro lugar não concordo com
a Uber por não oferecer um trabalho legalizado. Em segundo por estar
tirando possíveis passageiros de taxistas que precisaram preencher
requisitos para se tornarem taxistas. Bem sabemos que eles pagam
taxas e impostos para exercer seu trabalho.
Enquanto esses motoristas utilizam esse
aplicativo para oferecer carona, as vezes o preço sai igual ou até
mais caro que um taxi. A Uber pode ter se dado bem em outros países,
mas aqui no Brasil não foi o que se esperava.
O Jornal Folha de São Paulo fez uma
pesquisa e constatou que a espera pela chegada de um Uber foi
superior à de um taxi por meio de um aplicativo. Em Perdizes e em
Pinheiros, essa espera foi de 12 minutos. Em Santa Cecília(centro),
foi de pouco mais de 15 minutos. Já em Interlargos não havia carros
próximos disponíveis.
Como toda
inovação tecnológica existe vantagens e desvantagens.
Beatriz
Canalli
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