Uber: A favor ou contra?

Uber é um aplicativo para plataforma mobile, a empresa foi fundada em 2009 e foi inaugurada no Brasil em maio de 2014. Atualmente, o Uber está gerando muita polêmica no Brasil e ao redor do mundo, pois vários alegam que é um aplicativo inseguro e clandestino, enquanto outros defendem o uso do aplicativo alegando que ele contribui para a livre concorrência e a liberdade de escolha do consumidor. Vejamos “os dois lados da moeda”:
Uber vs Taxi.

Posicionamento a favor
Primeiramente, o Uber é um aplicativo muito eficiente e oferece um serviço de qualidade, é de fácil acesso, útil e com ótimo desempenho. Ao contrário do que muita gente pensa, o Uber traz várias vantagens também ao táxi comum como poder chamá-lo, sem dificuldade, de onde você estiver.
Muitos afirmam que o Uber é um aplicativo sem regulamentação e que é transporte clandestino, de fato o é, mas ao contrário do que pensam, isso não é um ponto negativo, não há nada de errado existir algo que não esteja sob a ferrenha regulamentação do estado, vejamos:
  • O Uber tem uma função para que usuários avaliem o motorista, ou seja, motoristas com baixa qualidade são retirados do sistema.
  • Oferece uma diversidade de categorias de táxi, de acordo com sua necessidade, desde carros populares até carros de luxo.
  • Possibilidade de chamar um táxi de qualquer lugar, que esteja no perímetro de cobertura do Uber.
  • Controle de rota pelo aplicativo (todo motorista tem que utilizar o aplicativo waze para calcular a rota) o que fará com que o motorista pegue as melhores rotas, evitando o custo elevado das corridas.
  • Maior concorrência, o que gera melhor qualidade e preços mais baixos, ou seja, vantagens ao consumidor final.
  • Menos burocracia envolvida, dando maior autonomia ao taxista de seus negócios.
Esses, dentre outros, são alguns pontos que devem ser considerados, para mostrar que o Uber é um serviço tão bom quanto ou melhor que o de táxi comum. Isso nos leva a perceber que não é o fato de um serviço não ter regulamentação do estado que o classifica como algo ruim.
Outro fator polêmico, além do fato de ele ser clandestino, é o de vários taxistas serem contra o Uber por crerem que ele está gerando concorrência desleal, pois os motoristas do Uber não seguem as burocracias que o táxi comum tem que seguir, estas burocracias só impedem a livre concorrência, o que gera um certo “monopólio estatal”.
Agora pense no seguinte, o estado permite que as pessoas peguem ônibus superlotados, mas não permite que utilizem um serviço de qualidade como o Uber. Será que o estado está realmente a favor do bem comum e da qualidade dos serviços ou só está preocupado com o controle do monopólio de táxis que gera a venda de alvarás dentre outras corrupções existentes nesse meio?
Arthur Bernardi Jordão
Posicionamento contra
Bom, em primeiro lugar não concordo com a Uber por não oferecer um trabalho legalizado. Em segundo por estar tirando possíveis passageiros de taxistas que precisaram preencher requisitos para se tornarem taxistas. Bem sabemos que eles pagam taxas e impostos para exercer seu trabalho.
Enquanto esses motoristas utilizam esse aplicativo para oferecer carona, as vezes o preço sai igual ou até mais caro que um taxi. A Uber pode ter se dado bem em outros países, mas aqui no Brasil não foi o que se esperava.
O Jornal Folha de São Paulo fez uma pesquisa e constatou que a espera pela chegada de um Uber foi superior à de um taxi por meio de um aplicativo. Em Perdizes e em Pinheiros, essa espera foi de 12 minutos. Em Santa Cecília(centro), foi de pouco mais de 15 minutos. Já em Interlargos não havia carros próximos disponíveis.
Como toda inovação tecnológica existe vantagens e desvantagens.

Beatriz Canalli

Comentários